Sociedade: sua organização e dinâmica


SOCIEDADE

Quando os indivíduos se articulam de modo a formarem uma unidade conjugada, participando de um consenso, de uma teia de interações, expectativas, atitudes, sentimentos, compreensões, dizemos que se formou uma sociedade.

SISTEMA SOCIAL

Os padrões regulares de comportamento observados nos membros de uma sociedade estão mutuamente relacionados e conceitualmente agrupados no que se convencionou chamar de sistema social. Duas fontes de estabilidade ou regularidade, em tais sistemas, podem ser analiticamente distinguidas: a institucional e a subinstitucional.
Os repetidos padrões de comportamento, em qualquer grupo, podem ser atribuídos em porções variáveis, a essas duas fontes. A fonte institucional refere-se às expectativas, compartilhadas pelos participantes na interação, sobre o modo como se presume ou conjectura que cada um deva se comportar.
É bom lembrar que a verdadeira interação será sempre caracterizada por trocas mútuas e conscientes. Indivíduos que estão juntos, mas na realidade não percebem o outro, não cooperaram entre si, não se dão, não se entregam, não se enriquecem, não compartilham sentimentos e emoções, na verdade não estão interagindo. Podem até participar de um mesmo clima emocional sem , entretanto, nenhuma comunicação entre si.

PAPEL SOCIAL

As regras de conduta ou norma de uma sociedade são mantidas porque em diversos graus os membros acreditam na legitimidade das mesmas e sancionam sua observância. A unidade básica desse sistema é o papel social, que compreende um conjunto de expectativas associadas em torno de uma função. Por exemplo, o papel do pai, professor, médico etc.. Cada um desses papeis é carregado de expectativas, isto é, a pessoa desempenha uma função na sociedade e espera-se dela determinados comportamentos. Todos nos exercemos uma série de papéis: a mulher é profissional, mãe, esposa, amiga, filha etc., e em cada um desses papéis ela deverá apresentar determinado comportamento esperado pelo grupo.

STATUS SOCIAL

A função, pois, refere-se à posição que um determinada pessoa ocupa no sistema social. As expectativas estarão associadas a essa posição. O comportamento pertinente a essas expectativas tem nome de comportamento de papel. Para ficar mais claro podemos dizer que status é a posição, a colocação da pessoa dentro do sistema, ou seja o lugar que cada um ocupa na sociedade.
Assim. Podemos deduzir que quando nos referimos à sistematização da sociedade (normas, costumes, leis, instituições) , estamos falando sobre sua organização. Entretanto ao falar em papel, em processo abordamos a dinâmica da sociedade que compreende também os processos de mudança

1 Response to "Sociedade: sua organização e dinâmica"

  1. Anônimo Says:
    16 de maio de 2014 às 18:16

    Muito bom!!

Postar um comentário

Comentário:Ficarei feliz se você deixar um comentário!