Vista a minha pele



Click na inagem e assista ao filme
 Uma divertida paródia da realidade brasileira




Nesta história invertida, os negros são a classe dominante e os brancos foram escravizados. Os países pobres são Alemanha e Inglaterra, enquanto os países ricos são, por exemplo, África do Sul e Moçambique. Maria é uma menina branca, pobre, que estuda num colégio particular graças à bolsa-de-estudo que tem pelo fatode sua mãe ser faxineira nesta escola. A maioria de seus colegas a hostilizam, por sua cor e por sua condição social, com exceção de sua amiga Luana, filha de um diplomata que, por ter morado em países pobres, possui uma visão mais abrangente da realidade.
Maria quer ser “Miss Festa Junina” da escola, mas isso requer um esforço enorme, que vai desde a superação do padrão de beleza imposto pela mídia, onde só o negro é valorizado, à resistência de seus pais, à aversão dos colegas e à dificuldade em vender os bilhetes para seus conhecidos, em sua maioria muito pobres. Maria tem em Luana uma forte aliada e as duas vão se envolver numa série de aventuras para alcançar seus objetivos. O centro da história não é o concurso, mas a disposição de Maria em enfrentar essa situação. Ao final ela descobre que, quanto mais confia em si mesma, mais capacidade terá de convencer outros de sua chance de vencer.
O vídeo pode ser usado na discussão sobre discriminação no Brasil. É um instrumento atraente, com linguagem ágil e atores conhecidos do público alvo - adolescentes na faixa de 12 a 16 anos.

19 Response to "Vista a minha pele"

  1. Anônimo Says:
    23 de outubro de 2008 às 12:29

    achei esse filme muito enteressante pq ele fala sobre negro e isso eu acho um preconseito com os brancos e nesse filme os alunos que é preto maltratava muito a menina chamada Maria então isso tem que mudar vamos se juntar pra que todos seja a mesma coisas.
    Lorena Conceição e Naiane Pereira 8v1

  2. Anônimo Says:
    23 de outubro de 2008 às 12:31

    O filme foi ótimo,desde então aprende a dar valor as coisas boa da vida. O filme me encinou a comprieender melhor a realidade da vida.

    Lucieda 8v


    Maria Izabel 8v1

  3. Anônimo Says:
    25 de outubro de 2008 às 12:57

    Resenha
    O filme"Vista minha pele"é uma excelente trama,onde é abordado um dos principais temas discutido no mundo todo:A discriminação racial.
    É contada de umaforma divertidissima e interessante,pois os papéis estão invertidos.´
    A histó´ria se passa em uma escola comum,onde uma menina branca chamada Maria é´descriminada pela sua cor.já as de pele negra são prestigiadas.Ela é ajudada por sua melhor amiga,Luana.
    Maria quer vencer um concurso escolar de miss rainha do milho,mas precisa enfrentar as ameaças da terrível Suely,sofre vá´rias ameaças e como se não bastasse foi descriminada pelos pró´prios professores.
    Não é´revelado quem ganhou o concurso,mas,Maris nos deixa uma grande lição:Jamais desistir dos nossos sonhos,porquê não importa a cor da nossa pele,o importante é nunca desistirmos dos nossos sonhos.´

    (Escola Polivalente de Aratu,8ªm1)

  4. Anônimo Says:
    25 de outubro de 2008 às 12:58

    Resenha
    O filme"Vista minha pele"é uma excelente trama,onde é abordado um dos principais temas discutido no mundo todo:A discriminação racial.
    É contada de umaforma divertidissima e interessante,pois os papéis estão invertidos.´
    A histó´ria se passa em uma escola comum,onde uma menina branca chamada Maria é´descriminada pela sua cor.já as de pele negra são prestigiadas.Ela é ajudada por sua melhor amiga,Luana.
    Maria quer vencer um concurso escolar de miss rainha do milho,mas precisa enfrentar as ameaças da terrível Suely,sofre vá´rias ameaças e como se não bastasse foi descriminada pelos pró´prios professores.
    Não é´revelado quem ganhou o concurso,mas,Maris nos deixa uma grande lição:Jamais desistir dos nossos sonhos,porquê não importa a cor da nossa pele,o importante é nunca desistirmos dos nossos sonhos.´

    (Escola Polivalente de Aratu,8ªm1)

  5. Anônimo Says:
    28 de outubro de 2008 às 10:25

    o filme é muito legal atravez dele nós vimos que não é só os branco que tem preconseito com os negro mas sim os negro com branco tambem[polivalente de aratu irlane;lidiane;milena8m2]

  6. Anônimo Says:
    28 de outubro de 2008 às 12:26

    Professora, achamos muito interessante esse filme,pois dá uma lição de vida. Estavamos torcendo para que ela ganhace no concurso e desse uma lição em todos que a trataram com preconceito...
    Mas... tbm foi mui bom o q ela fez!

    Alunas:Rafaela e Damiles.(8m2).

  7. Anônimo Says:
    29 de outubro de 2008 às 12:35

    ola rosana...
    o filme é muito legal atravez dele nós vimos que não é só os brancos que tem preconseito com os negros,nos devemos deixa os nossos preconceitos de lado e encara a realidade de frente,respeita cada um do jeito que é.
    O filme foi ótimo,desde então aprende a dar valor as coisas boa da vida.

    aluno:Rafael felix

    Escola polivalenta de aratu 2v1

  8. Rosanna says:
    29 de outubro de 2008 às 21:40

    É isso ai galera! fico feliz em encontra-los aqui. Adoro o filme, acredito que ele será muito útil no nosso debate. Maria é a grande vencedora da história, ela nós mostrou que com garra e determinação podemos vencer o preconceito.
    Abs

  9. Anônimo Says:
    2 de junho de 2011 às 08:22

    gostaria muito de ter este filme, como devo fazer para adquiri-lo, pois sou professora de historia e na minha cidade não encontro. bjs

  10. Anônimo Says:
    30 de outubro de 2011 às 11:15

    Olá professora Rosanna...
    eu amei esse filme, pois os brancos poderam ver como os negros se sentem sendo excluidos,e apesar de que geralmente os brancos que tem preconceito com os negros ,podemos ver que nesse caso foi o contrário os negros que gostam dos brancos ,mas nunca devemos querer dar o troco e se respeitas a todos pois ninguem é igual.Aprende que não devemos ter preconceitos não só com os negros e brancos mas a todos.
    Aluna : Paula Thaiane Serie: 1v2
    Escola polivalente de aratu

  11. Anônimo Says:
    8 de novembro de 2011 às 13:24

    este video e muito imteressante emvovendo negros e branco temdo a discriminacao so com os brancos nos seres humano samos todos inguais e todos filhos de um deus so.1v2 andrea de oliveira

  12. Anônimo Says:
    9 de novembro de 2011 às 06:08

    O Filme VISTA MINHA PELE é ótimo. Podemos aborda várias questões do Preconceito Racial e de forma diferente.É como parar e dizer para uma pessoa Branca seja Negro só por um Dia.Ou seja negro por Mim.A nossa Sociedade convive com uma Realidade Brasileira de dar verganha e esse Filme mostra uma História invertida.O Foco do filme era pra ver se ela era capaz de enfrentar todas as situações.
    As questões raciais que são relatadas, nos permitem pensar sobre nossa própria realidade, nossa vida e como tratamos os outros sem pensarmos apenas em nós mesmos. Maria é uma estrangeira, pois mesmo tentando ser uma garota normal, que faz parte de um grupo, ela não é aceita pelo restante, por causa da sua pele.

    Heitor Dias 1v2 Polivalente de Aratu bjs??

  13. Anônimo Says:
    9 de novembro de 2011 às 16:06

    achei muito enteresante porque assim de certa forma os brancos vão ver como os negros se sentem em relação ao racismo e ao preconsceito que eles sofrem todos os dias e assim como o nome do filme já fala ¨vista a minha pele¨esta mandando os brancos pensar um pouco sobre as dificuldades que os negros passam e se colocar no lugar deles para que assim possam ver que a vida dos negros não é facil e que passem a respeitar os outros independente de raça ou condição social pos somos todos iguais.
    ALUNA: clara santos TURMA:1v2

  14. Anônimo Says:
    12 de novembro de 2011 às 12:54

    O Filme VISTA MINHA PELE é ótimo. Podemos aborda várias questões do Preconceito Racial e de forma diferente.É como parar e dizer para uma pessoa Branca seja Negro só por um Dia. eu amei esse filme, pois os brancos poderam ver como os negros se sentem sendo excluidos,e apesar de que geralmente os brancos que tem preconceito com os negros ,podemos ver que nesse caso foi o contrário os negros que gostam dos brancos ,mas nunca devemos querer dar o troco e se respeitas a todos pois ninguem é igual.o filme é muito legal atravez dele nós vimos que não é só os brancos que tem preconseito com os negros,nos devemos deixa os nossos preconceitos de lado e encara a realidade de frente,respeita cada um do jeito que é.
    ,desde então aprende a dar valor as coisas boa da vida.como maria que foi sonhadora. ALUNO:Deivison 1v1

  15. Anônimo Says:
    17 de novembro de 2011 às 05:44

    temos que botar na cabeça que somos todos iguais e nao é por causa da nossa pele que temos que passar por tais coisas.somos todos uma sociedade só,temos que acabar com o preconceito e a descriminaçao,todos nos temos que ser unidos na igualdade social.

  16. Anônimo Says:
    18 de novembro de 2011 às 07:22

    A inversão dos papeis mostrada no filme,faz com que a pessoa(EU)REALMENTE VISTA A PELE.A condição do negro sempre mostrada na televisão é sempre em condiçao desfavorecida aos brancos(digo como propriedade).O que nós negro queremos não é fazer a inversao dos papeis mais sim uma sociedade igualitaria,onde todos olhem o negro como seres humanos normais é nao anormais(como são vistoS).A briga dos movimentos sociais é justamente essa,DIREITOS E OPORTUNIDADES IGUAS!Deixo aqui meus Prabéns ao diretor do curta,por representar bem a inversão do negro na sociedade.ABRAÇOS
    ARSCONCEIÇÃO

  17. Anônimo Says:
    5 de junho de 2012 às 16:45

    EU TBM ACHEI O FILME MUITO LEGAL POIS TRAVÉS DELES PODEMOS VER A DISCRINIMAÇÃO QUE HÁ EM TODO O MUNDO PQ ELA ESTA ESPALHADA POR TODO O BRSIL.
    SE NÓS NOS PRECAVERMOS FAZENDO A NOSSA PARTE PODEMOS NÃO MUDAR O MUNDO MAIS ESTAREMOS TENTANDO FAZER PARA AS FUTURAS GERAÇÕES UM MUNDO BEM MELHOR DO ANTERIOR.VAMOS EVITAR O PRECONCEITO COM PESSOAS BRANCAS OU NEGRAS.VAOS FAZER UM MUNDO MELHOR.
    É O QUE EU PENSSO

  18. Anônimo Says:
    5 de junho de 2012 às 16:56

    EU TBM ACHEI MUITO LEGAL O FILME PQ ATRAVÉS DELE NÓS PODEMOS VER O TAMANHO DO PRECONCEITO CONTRA O BRANCO E CONTRA O NEGRO.
    OU SEJA O NOSSO BRASIL SEM PRECONCEITO SERIA UM MUNDO MELHOR PRA TODOS NÓS ENTÃO VAMOS EVITAR PRECONCEITOS CONTRA AS PESSOAS.
    O FILME MIM MOSTROU QUE COM GARRA E MUITA DETRERMINAÇÃO PODEMOS VENCER OS NOSSOS OBISTACULOS DA VIDA.
    ESSA É MINHA OPINIÃO AO PRECONCEITO, QUE VCS GOSTEM E COMENTEM SOBRE O QUE EU ACHO.
    SÓ ISSO .

  19. Anônimo Says:
    30 de novembro de 2012 às 13:05

    Esse filme é muito bom. Na minha Escola na semana da Consciência Negra os Professore colocou ele para todos da Escola assistirem, muitos alunos deram risada pq ele achão que o filme é alcontrário mas pelo visto que anda o mundo eu acho que não tem nada a ver cor não ele só pensão em discriminar e patricar o preconceito... Amei esse filme otimo para quem quer refletir sobre essa questão...
    Bye Bye...

Postar um comentário

Comentário:Ficarei feliz se você deixar um comentário!