PARABÉNS PROFESSOR!

recados orkut

RecadosOnline

O RAPPA - QUE BLOCO É ESSE?


Que Bloco É Esse


Ilê Aiyê
Composição: paulinho camafeu
Somo crioulo doido e somo bem legal.

Temos cabelo duro é só no black power.

Somo crioulo doido e somo bem legal.

Temos cabelo duro é só no black power.


Que bloco é esse? Eu quero saber.

É o mundo negro que viemos mostrar pra você (pra você).

Que bloco é esse? Eu quero saber.

É o mundo negro que viemos mostrar pra você (pra você).
Branco, se você soubesse o valor que o preto tem.

Tu tomavas banho de piche, branco e, ficava negrão também.

E não te ensino a minha malandragem.

Nem tão pouco minha filosofia,não ?

Quem dá luz a cego é bengala branca em Santa Luzia.

Que bloco é esse? Eu quero saber.

É o mundo negro que viemos mostrar pra você (pra você).

Que bloco é esse? Eu quero saber.

É o mundo negro que viemos mostrar pra você (pra você).

Somo crioulo doido e somo bem legal.

Temos cabelo duro é só no black power.

Somo crioulo doido e somo bem legal.

Temos cabelo duro é só no black power.

Que bloco é esse? Eu quero saber

É o mundo negro que viemos mostrar pra você (pra você).

Que bloco é esse? Eu quero saber?

É o mundo negro que viemos mostrar pra você.

Sou negro sim !


CONSCIÊNCIA NEGRA


Slide desenvovido pelos alunos da Escola Polivalente de Aratu / 8ªM2

OLHOS COLORIDOS

Oi pessoal,

O  tema  da IV unidade é a diversidade cultural brasileira. Em sala de aula, vamos trabalhar com o projeto Sentindo na pele.

Um pouco de música  para começar...
Luz e paz!!!


MARCELO D2: NEGA DO CABELO DURO

crespo1_revista_afro

Ondulado, permanente

Teu cabelo é de sereia

E a pergunta que sai da mente

Qual'é o pente que te penteia?...

Quando tu entra na roda

O teu corpo bamboleia

Minha Nêga meu amor

Qual'é o pente que te penteia?...

Teu cabelo a couve flor

Tem um "que" que me tonteia

Minha nega, meu amor

Qual'é o pente que te penteia?

Misamplis a ferro e fogo

Não desmancha nem na areia

Toma banho em Botafogo

Qual'é o pente que te penteia?...

Nêga do Cabelo Duro

(Oh minha Nêga!)

Qual'é o pente que te penteia?

(Qual'é o pente!)

Qual'é o pente que te penteia?

(Qual'é o pente!)

Qual'é o pente que te penteia?

Oh! Nega!...(2x)



EU ADORO O MEU CABELO...


Cabelo duro

(Itamar Assumção)

Eu tenho cabelo duro

Mas não o miolo mole

Sou afro brasileiro puro

É mulata minha prole

Não vivo em cima do muro

Da canga meu som me abole

Desaforo eu não engulo

Comigo é o freguês que escolhe

Sushi com chuchu misturo

Quibebe com raviole

Chopp claro com escuro

Empada com rocambole

Tudo que é falso esconjuro

Seja flerte ou love story

Quanto a ter porto seguro

Tem sempre alguém que me acolhe

É com ervas que me curo

Caso algum tombo me esfole

Em se tratando de apuro

Meu pai Xangô me socorre


O que é fato social?

Fato social

Continuando o trabalho iniciado por Comte, o de fazer da Sociologia uma ciência, numa visão positiva, surge nessa história o sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917). Dar à Sociologia uma reputação científica foi o seu principal trabalho.

É a partir desse pensador que a Sociologia ganha um formato mais “técnico”, sabendo o que e como ela iria buscar na sociedade. Com métodos próprios, a Sociologia deixou de ser apenas uma idéia e ganhou “status” de ciência.

Durkheim presenciou algumas das mais importantes criações da sociedade moderna, como a invenção da eletricidade, do cinema, dos carros de passeio, entre outros. No seu tempo, havia um certo otimismo causado por essas invenções, mas Durkheim também percebia entraves nessa sociedade moderna: eram os problemas de ordem social.

E uma das primeiras coisas que ele fez foi propor regras de observação e de procedimentos de investigação que fizessem com que a Sociologia fosse capaz de estudar os acontecimentos sociais de maneira semelhante ao que faz a Biologia quando olha para uma célula, por exemplo.

Falando em Biologia nota-se que o seu objeto de estudo é a vida em toda a sua diversidade de manifestações. As pesquisas dos fenômenos da natureza feitas pela Biologia são resultantes de várias observações e experimentações, manipuláveis ou não. Já para a Sociologia, manipular os acontecimentos sociais, ou repeti-los, é muito difícil. Por exemplo, como poderíamos reproduzir uma festa ou um movimento de greve “em laboratório” e sempre de igual modo? Seria impossível.

Os fatos sociais – objetos nas mãos

Mas Durkheim acreditava que os acontecimentos sociais – como os crimes, os suícidios, a família, a escola, as leis – poderiam ser observados como coisas (objetos), pois assim, seria mais fácil de estudá-los. Então o que ele fez ? Propôs algumas das regras que identificam que tipo de fenômeno poderia ser estudado pela Sociologia. A esses fenômenos que poderiam ser estudados por uma ciência da sociedade ele denominou de fatos sociais.

E as características dos fatos sociais são:

  • Coletivo ou geral – significa que o fenômeno é comum a todos os membros de um grupo;

  • Exterior ao indivíduo – ele acontece independente da vontade individual;
  • Coercitivo – os indivíduos são “obrigados” a seguir o comportamentoestabelecido pelo grupo.

Para entender melhor, veja o exemplo de um fato social: o casamento

As pessoas pensam, em um dia, se casar. Salvo algumas exceções, pois não pensamos todos da mesma forma, certo? Mas se fizermos uma pesquisa, veremos que a grande maioria das pessoas deseja se unir a alguém.

Então podemos dizer que o casamento é um fato coletivo ou geral, pois existe pela vontade da maioria de um grupo ou de uma sociedade. Mas ainda que alguém não queira se casar, a grande maioria das pessoas vai continuar querendo, não é mesmo?
Isso significa que o fato social “casamento” é exterior ao indivíduo. O que quer dizer que ele se constitui não como resultado das intenções particulares dos indivíduos, mas como resposta às necessidades ou influências do grupo, da comunidade ou da sociedade.

Outra coisa. Não é verdade que os mais velhos ficam nos “incentivando” a casar? “Não vá ficar pra titia, heim!”, “Onde já se viu! Todo mundo, um dia, tem que se casar!”. Com certeza você já ouviu alguém dizendo isso. Pois é. Esses dizeres nos levam a crer que o casamento também é coercitivo, pois nos vemos “obrigados” a fazer as mesmas coisas que fazem os demais membros do grupo ou da sociedade a que pertencemos.

Todo fato que reuna essas três características (generalização, exterioridade e coerção) é denominado social, segundo Durkheim, e pode ser estudado pela Sociologia. Quanto ao casamento, poderíamos estudar e descobrir, por exemplo, quais fatores influem na decisão das pessoas em se casarem e se divorciarem para depois se casarem novamente.

Perceba, então: Não apenas com o casamento... Essas regras são da mesma maneira aplicadas ao trabalho, à escola, à moda, aos costumes do nosso povo, à língua, etc.

Atividade

Para Drukeim , a sociedade só pode ser entendida pela própria sociedade. As ações das pessoas não acontecem por acaso. A sociedade as influencia. Você concorda com isso?

Fato Social

A princesa e o sapo



A Princesa e o Sapo traz a primeira princesa afroamericana dos estúdios Disney, mesmo parecendo uma princesa tradicional, Tiana é uma jovem atraente, independente, esforçada e que não acredita em contos de fadas. Ela vive na lindíssima cidade de Nova Orleans, década de 20, um local repleto de aventura, romance, magia e muita música. Sem tempo para romances, seu maior sonho é ter um restaurante bem sucedido, mas mesmo trabalhando muito ela vê seu maior desejo cada vez mais distante. Até que um dia, ela conhece o mimado, irresponsável e indolente príncipe Naveen do reino distante da Maldonia, mas ele está um pouco diferente, pois foi transformado num sapo por um feiticeiro vudu, chamado Dr. Facilier , que fez um pacto com os seres do outro lado para conseguir roubar a fortuna do príncipe.

Naveen acredita que se ganhar um beijo de uma princesa, igual nos contos de fadas, vai conseguir recuperar a sua forma humana, mas ele não contava que ao beijar Tiana, ela também seria transformada num anfíbio. Para voltar ao normal, eles partem numa grande aventura pelos pântanos místicos da Louisiana, em busca de uma velha feiticeira de 197 anos de idade chamada Mama Odie .

Antes de chegarem até ela, eles enfrentam divertidos caçadores de sapos, numa cena, que lembra e muito os clássicos cartoons no estilo “Pica Pau”, e contam com a ajuda de dois novos amigos, o apaixonado vaga-lume cajun chamado Ray e o divertido jacaré-trompetista chamado Louis que tem como sonho tocar um dia com os humanos.