DE QUE SE OCUPAM AS CIÊNCIAS SOCIAIS?

O comportamento humano é muito diversificado. Cada indivíduo recebe influências de seu meio, forma-se de determinada maneira e age no meio social de acordo com sua formação. O indivíduo aprende com o meio, mas também pode transformá-lo em sua ação social.
 Há comportamentos — como andar, respirar, dormir — estritamente individuais, que se originam na pessoa enquanto organismo biológico. São comportamentos estudados pelas Ciências Físicas e Biológicas. Por outro lado, receber salário, fazer greve, participar de eventos, casar-se, educar os filhos são comportamentos sociais, pois se desenvolvem no contexto da sociedade.

 Ao longo da História a espécie humana organizou sua vida em grupo. As Ciências Sociais (a Sociologia é um de seus ramos) pesquisam e estudam o comportamento social humano e suas várias formas de organização. E como ciência voltada para o social tem um amplo corpo de conhecimento. O conhecimento teórico e técnico das Ciências Sociais é de tal forma amplo que pode ser aplicado tanto para entender um fato isolado como para elaborar e implantar desde pequenos projetos até estudos de política de governo.

Com o avanço do conhecimento, tornou-se necessária uma divisão das Ciências Sociais em diversas disciplinas, para facilitar a sistematização dos estudos e das pesquisas. Essa divisão atualmente abrange as seguintes disciplinas:

Sociologia — estuda as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. A Sociologia abrange, portanto, o estudo dos grupos sociais; dos fatos sociais; da divisão da sociedade em camadas; da mobilidade social; dos processos de cooperação, competição e conflito na sociedade; etc.,

Economia — estuda as atividades humanas ligadas a produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços. Portanto, são fenômenos estudados pela Economia a distribuição da renda num país, a política salarial, a produtividade de uma empresa, etc.,

Antropologia — estuda e pesquisa as semelhanças e as diferenças culturais entre os vários agrupamentos humanos, assim como a origem e a evolução das culturas. Além de estudar a cultura dos povos pré-letrados, a Antropologia ocupa-se com a diversidade cultural existente nas sociedades industriais. São objetos de estudo da Antropologia os tipos de organização familiar, as religiões, a magia, os ritos de iniciação dos jovens, o casamento, etc.,

Política — estuda a distribuição de poder na sociedade, bem como a formação e o desenvolvimento das diversas formas de governo. A Ciência Política que estuda, por exemplo, os partidos políticos, os mecanismos eleitorais, etc.

Não existe uma divisão nítida entre essas disciplinas. Embora cada uma das Ciências Sociais se ocupe preferencialmente de um aspecto da realidade social, elas são complementares entre si e atuam freqüentemente juntas para explicar os complexos fenômenos da vida em sociedade.

QUESTÕES SOBRE O TEXTO

  1. Pesquise em jornais e revistas exemplos de comportamentos sociais.
  2. Conceitue  Ciências Sociais e defina seu objeto de estudo.
  3. Explique quais são as principais ciências sociais.

Reações: 

2 Response to " "

  1. Anônimo Says:
    12 de março de 2012 09:35

    ajudou muito obrigado!

  2. Anônimo Says:
    16 de outubro de 2012 14:27

    eu gotaria de entende melhor o significado da sociologia eu achava que era se educada mai de tanto visita esse SITE eu tou apredendo varias coisas vou passa essa msg aos meus amigos tambem bjs. michela

Postar um comentário

Comentário:Ficarei feliz se você deixar um comentário!