O sistema de castas sociais

Clique na imgem e assista a um video sobre as castas na Índia

 O sistema de castas mais conhecido é o da Índia. Este existe há cerca de 1500 anos e, apesar de algumas mudanças ocorridas nas últimas décadas, continua implantado na sociedade indiana.
Uma casta é um agrupamento social hereditário, em que o status do indivíduo passa de pai para filho. As castas caracterizam-se pela endogamia, ou seja, as pessoas só podem casar-se com pessoas da mesma casta. As várias castas dispõem-se na sociedade de forma hierárquica. (Em cada uma das castas existem muitas subcastas - no total, são mais de três  mil. Comparativamente com outros sistemas de estratificação, como as classes sociais, o sistema de castas apresenta divisões muito nítidas e rígidas. A mobilidade social vertical é inexistente.
 As castas indianas estão intimamente relacionadas com o hinduísmo, a principal religião do país. Segundo uma lenda hindu, no princípio dos tempos as pessoas nasceram a partir do corpo de um deus e a zona do corpo de onde emergiram determinou que tivessem níveis de pureza e valor muito distintos. As diferentes castas exprimem esses diferentes níveis de pureza e valor e é por isso que algumas são superiores a outras.
A casta superior é a dos brâmanes, pois estes nasceram da cabeça do deus. A segunda casta mais importante é a dos xátrias, que nasceu dos braços do deus. Em terceiro lugar vem a casta dos vaisias, que nasceu das pernas do deus. Em quarto lugar encontra-se a casta dos sudras, que nasceu dos pés do deus. Por último, temos um agrupamento de pessoas chamadas intocáveis ou dalit, que não nasceram do próprio deus mas da poeira por ele pisada e que, por isso, são consideradas os seres mais inferiores da sociedade. Os intocáveis são tão desprezados que não constituem uma casta propriamente dita - são párias, excluídos.
A cada casta encontram-se associada certa profissão,  cuja hierarquia de pureza e valor acompanha a hierarquia das castas. Os brâmanes são sacerdotes, professores, etc. Os xátrias são guerreiros, políticos, etc. Os vaisias são comerciantes. Os sudras são artesãos e camponeses. Aos intocáveis cabem as profissões e actividades mais desvalorizadas, nomeadamente as que implicam contacto físico com sangue, cadáveres e excrementos: coveiros e cremadores de corpos, curtidores de couro, varredores, etc.
A hierarquização religiosa das castas em termos de pureza e impureza reflete-se, portanto, numa hierarquização econômica e política.
Como foi dito, os intocáveis são os membros da sociedade indiana mais desfavorecidos. Antes da constituição democrática de 1950, estavam proibidos de entrar nos templos e de frequentar as escolas.  Num jardim ou  em outro local público não  podiam sentar perto das pessoas de outras castas. Muitos intocáveis eram insultados, espancados ou até mortos por motivos triviais: como dirigir a palavra a pessoas de castas superiores ou deixar a sua sombra tocar a sombra de uma pessoa de casta superior.

54 Response to "O sistema de castas sociais"

  1. Anônimo Says:
    15 de novembro de 2010 às 04:36

    Gostei do coonteúdo, deu para clariar um pouco minha visão para com esse assunto, brigad@o aê vc´s que fazem parte do site e postem mais alguma coisa se possivél for,valew...

  2. Rosanna says:
    15 de novembro de 2010 às 04:48

    Obrigada por visitar o nosso blog. Esse espaço é uma construção coletiva dos alunos da Escolas Polivalente de Aratu e Normélio Moura da costa, coordenado pela prfª Rosanna.

    Luz e paz

  3. Anônimo Says:
    7 de agosto de 2013 às 11:58

    Eu entende que As castas caracterizam-se pela endogamia, ou seja, as pessoas só podem casar-se com pessoas da mesma casta. As várias castas dispõem-se na sociedade de forma hierárquica. (Em cada uma das castas existem muitas subcastas - no total, são mais de três mil.

    Alunas:Thalia Santos ,Radilma Borges E Lindinaia Britto

    Eixo:vi

  4. Anônimo Says:
    7 de agosto de 2013 às 12:00

    casta é um agrupamento social hereditário, em que o status do indivíduo passa de pai para filho. As castas caracterizam-se pela endogamia, ou seja, as pessoas só podem casar-se com pessoas da mesma casta. As várias castas dispõem-se na sociedade de forma hierárquica. (Em cada uma das castas existem muitas subcastas - no total, são mais de três mil. Comparativamente com outros sistemas de estratificação, como as classes sociais, o sistema de castas apresenta divisões muito nítidas e rígidas. A mobilidade social vertical é inexistente. esse sistema é imteressante mas há um precoceito entre eles porque os pobres não podem se misturar com os ricos. Mayana souza e natali dos santos

  5. Anônimo Says:
    7 de agosto de 2013 às 12:01

    Alguns costumes duram por séculos, outros por milênios. A população mundial vive de transformações, para melhor ou para pior.Existem registros de sistemas de castas na Índia há milênios, mas eles vivem em constante mudança, sistema de castas da Índia é uma divisão social importante na sociedade Hindu, não apenas na Índia, mas no Nepal e outros países e populações de religião Hindu. Embora geralmente identificado com o hinduísmo, o sistema de castas também foi observado entre seguidores de outras religiões no subcontinente indiano, incluindo alguns grupos de muçulmanos e cristãos. A Constituição Indiana rejeita a discriminação com base na casta, em consonância com os princípios democráticos e seculares que fundaram a nação. Barreiras de casta deixaram de existir nas grandes cidades, mas persistem principalmente na zona rural do país.



    ALUNAS- ALESSANDRA SOBRAL E ERICA SOBRAL
    EIXO- VI

  6. Anônimo Says:
    7 de agosto de 2013 às 12:09

    As várias castas dispõem-se na sociedade de forma hierárquica.(Em cada uma das castas existem muitas subcastas no total,são mais de três mil.Comparativamente com outros sistemas de estratificação,como as classes sociais,o sistema de castas apresenta divisões muito nítidas e rígidas.A mobilidade social vertical é inexistente.As diferentes castas exprimem esses diferentes níveis de pureza e valor e é por isso que algumas são superiores a outras.
    A casta superior é a dos brâmanes, pois estes nasceram da cabeça do deus.A segunda casta mais importante é a dos xátrias,que nasceu dos braços do deus.Em terceiro lugar vem a casta dos vaisias,que nasceu das pernas do deus. Em quarto lugar encontra-se a casta dos sudras, que nasceu dos pés do deus.Por último,temos um agrupamento de pessoas chamadas intocáveis ou dalit,que não nasceram do próprio deus mas da poeira por ele pisada e que, por isso,são consideradas os seres mais inferiores da sociedade.Eu entedi que cada casta esta associada há a uma profissão e os brâmanes eles são os sacerdotes,e os professores,os xátrias são os geurreiros de palacios e etc.e os vaisias são os comerciantes e etc.

    EDUARDO,MARCOS VITÓRIO,LUCAS LIMA,LAILTON

  7. Anônimo Says:
    7 de agosto de 2013 às 12:14

    Gostei de conhecer um pouco mais da cultura dos castas, é muito interessante esse assunto que os Castas só podem casar com pessoas da mesma castas e etc..
    Foi bom ficar por dentro desse assunto.

    Alunas: Emele Ribeiro & Ingrid Góes :)

  8. Anônimo Says:
    7 de agosto de 2013 às 12:17

    O sistema de castas consiste numa antiga e rígida hierarquização da sociedade indiana. Este sistema surgiu baseado em preceitos religiosos do vedismo.

    Neste sistema, a casta determina toda a vida de uma pessoa desde o momento do seu nascimento até a morte. O local de moradia, a profissão, o casamento entre outros aspectos da vida são determinados pela casta ao qual pertence.
    O sistema de castas foi abolido oficialmente da Índia na Constituição de 1950. Porém, por razões culturais e religiosas ela ainda faz parte da vida dos indianos.
    Jonas Santos
    Viviane Santos

  9. Anônimo Says:
    7 de agosto de 2013 às 12:19

    Thalia, Lindinaia e Radilma eu adorei seu comentario sobre as casta isso ae desse jeito vocês sairam otimas na prova, continuir assim estudando !

    Ass. Alessandra e Erica

  10. Anônimo Says:
    7 de agosto de 2013 às 12:23

    Na ìndia eu acho interesante que cada um deles tem sua religiao seus costumes.A dança è muinto intereçante.o casamento:o ruim è que o casamento è arranjado e so pode casar comforme sua releigiao se vc for casta voce tem que se casar com casta è por isso que achei interesante.A hierarquização religiosa das castas em termos de pureza e impureza reflete-se, portanto, numa hierarquização econômica e política.
    Como foi dito, os intocáveis são os membros da sociedade indiana mais desfavorecidos. Antes da constituição democrática de 1950, estavam proibidos de entrar nos templos e de frequentar as escolas. Num jardim ou em outro local público não podiam sentar perto das pessoas de outras castas. Muitos intocáveis eram insultados, espancados ou até mortos por motivos triviais: como dirigir a palavra a pessoas de castas superiores ou deixar a sua sombra tocar a sombra de uma pessoa de casta superior.
    Aluna: rafaela cruz serie:eixo;VI

  11. Anônimo Says:
    7 de agosto de 2013 às 12:23

    DE ACORDO COM O COMENTARIO DE: Jonas santos e viviane santos


    gostei muito do seu comentario e deu para enteder um pouco desse sistema.

  12. Anônimo Says:
    7 de agosto de 2013 às 12:25

    Muito Criativoo, Adoreei kk ! *----------*
    Thalia Santos ,Radilma Borges E Lindinaia Britto


    ASS: Emele Ribeiiro & Ingrid Góes :)

  13. Anônimo Says:
    7 de agosto de 2013 às 12:25

    DE: Thalía,Radilma E LIndinaia

    Gostei muito do comentários de vocês fala sobre a população mundial e vive de transformações Do sistema de castas e aprendemos um pouco sobre castas..

    Obrigado.....ALESSANDRA SOBRAL E ERICA SOBRAL


  14. Anônimo Says:
    7 de agosto de 2013 às 12:26

    eu achei muito bom o comentario de ALESSANDRA SOBRAL E ERICA SOBRAL principalmente quando fala da sociedade HINDU...

  15. Anônimo Says:
    7 de agosto de 2013 às 12:28

    A cultura da indía é muito bonita, mas o sistema castas foi o que não me agradou.pois uma pessoa só podem se casar-se com outra da mesma casta.uma fotografia do rio sagrado tambem foi uma das coisas que mais me assustou foi um rio sagrado da india,eles fezem como um enterro mas ao invez de levar para o cimiterio joga no rio e os urubus comem os cadaveres.

    Alunas:Natalina francisca,Denise santana
    Eixo:VI

  16. Anônimo Says:
    7 de agosto de 2013 às 14:50

    saber um pouco mais sobre esse sistema foi legal em saber q ate mesmo q ao casamentos ñ eram só pq hum era rico ou pobre ou então q ñ poderia se misturar mais sim q era somente aceito casar-se eles fossem do mesmo casta legal saber disso q pouquinho mais

  17. Anônimo Says:
    1 de setembro de 2014 às 07:30

    Mostra que a cultura é muito rica, mas que o sistema castas é muito rígido, mesmo dependendo uns dos outros eles os exclui da sociedade.
    Josias oliveira carneiro 7º F

  18. Anônimo Says:
    2 de setembro de 2014 às 05:42

    E bom aprender coisas novas tipo o Castas Sócias
    Gostei muito de aprender!!!!!
    Escrito por : Isaac Oliveira Carneiro
    7 F :Normelio Moura da Costa

  19. Anônimo Says:
    2 de setembro de 2014 às 06:21

    eu acho que isso não tinha que acontecer

    erick eduardo 7 f

  20. Anônimo Says:
    11 de setembro de 2014 às 05:07

    Eu Gostei Muito de Aprender dobre as catas porém o casamento entre eles sao por castas e o casamento so pode ser realizado se o noivo for da mesma casta que a noiva existedm os BRÂMANES , XATRIAS , VASIAS , SUDRAS .. o que mais mim interessou nesse assunto foi O problema com os INTOCAVEIS cada casta cima vem de uma parte do corpo do deus deles mas os intocaveis nao vem de nenhuma parte do corpo i sim e uma pueira em que o deus pisa essa casta pra mim quer dizer uma casta : sem renda sem classe sem altos costumes associados as outras castas isso mim chamou atençao quando a professora rosanna explicou eu achei super lega , l mas sobre a divisão de renda classe sobre as castas e etc e discordo ...

  21. Anônimo Says:
    11 de setembro de 2014 às 13:54

    Gostei Muito De Saber Que As Castas Estão
    Tambem Relacionadas Ao hinduísmo !
    Pois Gostei Muito De Apreder
    Aluna : Gabriele Souza
    7 F : Normelho Moura

  22. Anônimo Says:
    11 de setembro de 2014 às 13:55

    Gostei Muito De apreder Sobre Os Castas Historias Interresante
    Aluna: Lavinia bispo
    7 F : Normelho Moura

  23. Anônimo Says:
    11 de setembro de 2014 às 15:45

    o MOVIMENTO de castas na india e bem ruim pois para as pessoas se casarem os dois tem que ser da mesma casta existem 4 castas mas a qui mais mim chamou a tençao e uma casta nao visivel os INTOCAVEIS que vem da poeira que o deus segundo eles pisam então as outras castas vem de partes do corpo do deus deles então os intocaveis como eles chamam sao como se fosse uma casta nao visivel sem renda sem cultura sem costumes comparado as outras castas mas eu gostei muito de parender sobre as castas so que é muito dificeis essas divisoes na india
    ALUNA : stefanie das neves silva
    TURMA / ANO : 8 E
    Prof- Rosanna

  24. Anônimo Says:
    14 de setembro de 2014 às 07:18

    Eu entendi que as castas caracterizam-se pela endogomia, ou seja, as pessoas so podem casar-se com pessoas da mesma casta. É um agrupamento social hereditário, em que os status do indivíduo passa de pai para filho. Alguns costumes duram por séculos outros por milênios. As varias castas dispõem-se na sociedade de forma hierárquica. Gostei de conhecer um pouco mais da cultura dos castas é muito interessante!
    ALUNA: Camila Santos Góes
    TURMA: E
    ANO: 8

  25. Anônimo Says:
    17 de setembro de 2014 às 18:59

    os sistemas de castas da india apresentam divisões muito rígidas e eu não concorco com isso por que a sociedade (na india) expremem esses diferentes niveis de pureza e valor e por isso que algumas sao superiores as outras: Brâmanes, sudras, xarias e os vasias, são castas mais valorizadas ,bem mas favorecidas na sociedade enquanto os dalits são desprezados tratados como lixo , como pessoas inexistentes elas são verdadeiramente excluidas da sociedade pelo fato de ter vindo da poeira.(Bianca silva 1°ano A)

  26. Anônimo Says:
    17 de setembro de 2014 às 19:24

    tem 4 castas na existentes os brâmanes que veio da cabeça, os xarias que vem dos braços,os sudras que vem das pernas, vasias que vem dos pés, os dalis da poerias são mas conhecido como os intocaveis essas divisoes são muito hierarquíca( Laurine arruda , Adryele da cruz,Alex santana , Gabriel matos 1 ano A

  27. Anônimo Says:
    17 de setembro de 2014 às 19:33

    as castas se caracterizam-se pela engomia ou seja só pode se casar se for da mesma casta na nossa opinião não deveria ter essa individualidade( thiago, silvio, felipe, tamires, weslei. 1 ano A)

  28. Anônimo Says:
    17 de setembro de 2014 às 19:45

    nos gostamos muito do sistema de castas na india , mas o que nos surpreendemos foi o fato dos intocaveis que sos que pega fezes coisas muito nojentas e uma casta muito desfavorecida.(jonatha maíra, jeferson, carlos augusto.(1ano A)

  29. Anônimo Says:
    19 de setembro de 2014 às 18:48

    O sistema de castas é uma estratificação social, os indivíduos são separados de acordo com suas castas. Não importa o quanto estudaram, o quanto tem dinheiro, nasceram numa determinada casta e morreram nela, portanto seus filhos também pertenceram a mesma. Os chamados dalits nem são considerados uma casta pelo fato de os indianos acreditarem ele foram feito da poeira dos pés do Deus que criou as pessoas, criando assim as castas. Eles são tratados como pessoas impuras, não dignas de respeito, e obrigados a fazer trabalhos que os mais "importantes" se recusam a fazer. Apesar de já ter sido proibida, os indianos continuam a divisão por castas, a tratarem como inferiores ou mais importantes as pessoas que na sua forma de cultura são puras ou impuras de acordo com a casta a que pertence.

    Gabriele Fernanda da Silva
    1ºB

  30. Unknown says:
    20 de setembro de 2014 às 15:18

    Acheii horrível a pessoa ter que pegar fezes para sobreviver, deviam ter respeito pela população,
    1°B

  31. Libertus says:
    21 de setembro de 2014 às 06:31

    meu Deus, e nós do Brasil ainda reclamamos, com certeza isso aí é bem mais precário daquilo que se encontra aqui. índia nem pensar.
    ( Samuel de Souza Trigueiros 1°B )

  32. Libertus says:
    21 de setembro de 2014 às 06:37

    meu Deus, e nós do Brasil ainda reclamamos, com certeza isso aí é bem mais precário daquilo que se encontra aqui. índia nem pensar.
    ( Samuel de Souza Trigueiros 1°B )

  33. Anônimo Says:
    21 de setembro de 2014 às 06:39

    fiquei abismada com essa situação.
    Laís Reis 1° B

  34. Anônimo Says:
    21 de setembro de 2014 às 06:41

    tudo isso é uma questão de cultura, não dá pra mudar. A não ser eles mesmos.
    Sandra Isabele 1° B

  35. Anônimo Says:
    22 de setembro de 2014 às 17:00

    O assunto da casta e muito interessante, pois pra quem não sabia tipo eu, fica sabendo como é a divisão dos indianos.
    Apesar da divisão ser proibida os indianos ainda continua com essa divisão, e na minha opinião acho isso um absurdo, pois os "intocáveis" como eles chamam lá, são rejeitados, são tratados como inferiores ou pessoas impuras.

    Larissa Conceição da Paixão
    1°B

  36. Anônimo Says:
    23 de setembro de 2014 às 03:39

    o Sistema de Castas na India é uma divisão social importante na sociedade Hindu ele já foi abolido, mas continua regendo a sociedade indiana com injustiças, pois faz parte dessa cultura,la não importa se a pessoa é podre de rico ou se estudaram define-se casta como um grupo social hereditário, onde as pessoas só podem casar-se com pessoas do próprio grupo, e que determina também sua profissão, hábitos alimentares, a divisão da sociedade em castas é determinada a partir da hereditariedade. As castas se definem de acordo com a posição social que determinadas famílias hindus ocupam,as pessoas que não faziam parte de nenhuma das castas recebiam o nome de párias ou intocáveis. Pessoas excluídas que tinham a incumbência de realizar os mais deploráveis trabalhos, aqueles rejeitados por indivíduos que integrava alguma das castas. Esse sistema tem como principal característica a segregação social, determinando a função das pessoas dentro da sociedade indiana que resulta em desigualdade social, que é explicada pelo fato de um indivíduo não poder ascender para uma casta superior.
    Aline Barboza Borges Dos Santos
    1°B

  37. Anônimo Says:
    23 de setembro de 2014 às 03:44

    Eu entendi que as castas caracterizam-se pela endogomia, ou seja, as pessoas so podem casar-se com pessoas da mesma casta.Elas são dividida em 3 classes
    Thiago Bastos 1º A

  38. Anônimo Says:
    23 de setembro de 2014 às 03:47

    O sistema de castas é uma estratificação social, os indivíduos são separados de acordo com suas castas. tem 4 castas na existentes os brâmanes que veio da cabeça, os xarias que vem dos braços,os sudras que vem das pernas, vasias que vem dos pés, os dalis da poerias são mas conhecido como os intocaveis essas divisoes são muito hierarquíca. Renata Batista 1 º B

  39. Unknown says:
    23 de setembro de 2014 às 04:17

    Muito bom , mostra o a alegria e a feliciidade dos brâmanes , e o sofrimento eterno dos dailits !

    Matheus Lima - Polivalente - 1° B

  40. Anônimo Says:
    23 de setembro de 2014 às 08:16

    Muito interessante esse texto sobre os castas da índia
    EMYLE THYENE 1°B

  41. Anônimo Says:
    23 de setembro de 2014 às 08:17

    Muito interessante esse texto sobre os castas da índia
    EMYLE THYENE 1°B

  42. Anônimo Says:
    23 de setembro de 2014 às 08:18

    Muito interessante esse texto sobre os castas da índia
    EMYLE THYENE 1°B

  43. Anônimo Says:
    23 de setembro de 2014 às 18:14

    Entende-se que a divisão da sociedade em castas é determinada a partir da hereditariedade. As castas se definem de acordo com a posição social que determinadas famílias hindus ocupam. Fator que estabelece um tipo de “hierarquia” social marcada por privilégios e deveres.
    Kécila Neves, 1B

  44. Anônimo Says:
    25 de setembro de 2014 às 12:01

    ESCOLA: Normelio Moura Da costa ALUNA: elisabete cardoso dos santos TURMA: 7 ano F
    Os casta è muinto interesanti pq fala de uma divisao social uma "estratificasao social os individos sao separados de acordo com asua casta teim 4 castas eu acho que cada um teim que reispeitar a religiao dos outros

  45. Anônimo Says:
    25 de setembro de 2014 às 12:12

    Elisabete cardoso dos santos escola normelio 7 ano F esisti 4 tipos de casta eu achei interesanti pq os individos sao separa dos de acordo com suas casta as casta si caracterizam-se pela endogamia entao cada um teim seu jeito di peim sar teim seu jeito di ajir uma coisa e certo temos que respeitar as relijiois de quada um

  46. Anônimo Says:
    2 de outubro de 2014 às 15:44

    o sistema da casta da índia é muito interessante porque as pessoas são jugados ironicamente pelas as outras porque a sua casta e maior, muitos brasileiros reclamam de sua profissão mais se elas fizessem parte da casta da índia reclamaria muito mais

  47. Anônimo Says:
    2 de outubro de 2014 às 16:47

    o sistema da casta da índia é muito interessante porque as pessoas são jugados ironicamente pelas as outras porque a sua casta e maior, muitos brasileiros reclamam de sua profissão mais se elas fizessem parte da casta da índia reclamaria muito mais

  48. Anônimo Says:
    2 de outubro de 2014 às 16:57

    AS castas da índia tem uma estratificação social diferente da do brasil na casta a pessoa que nasce de uma pessoa importante tem que assumir a religião deles.e segundo a lenda as pessoas são feitas do seu deus brame.

  49. Anônimo Says:
    2 de outubro de 2014 às 16:58

    e bem imteressante

  50. Jaque says:
    7 de outubro de 2014 às 16:37

    Achei interessante o sistema de castas mas ao mesmo tempo péssimo porque o agrupamento de pessoas chamado Intocáveis é tratados como um lixo, e isso não deveria existir, mas fora isso o modo de eles viverem é interessante.
    Jaqueline Maria - 1ºB

  51. Anônimo Says:
    7 de outubro de 2014 às 16:38

    Achei interessante o sistema de castas mas ao mesmo tempo péssimo porque o agrupamento de pessoas chamado Intocáveis é tratados como um lixo, e isso não deveria existir, mas fora isso o modo de eles viverem é interessante.
    Jaqueline Maria - 1ºB

  52. Gabriel says:
    9 de outubro de 2014 às 11:09

    É um sistema que define a vida de cada um na sociedade .

  53. Gabriel says:
    9 de outubro de 2014 às 11:14

    Gabreil Santos 8 ano E , O que eu acho sobre a castas é um sistema de divisao na sociedade .

  54. Gabriel says:
    9 de outubro de 2014 às 11:15

    Rafael santos 8 ano E , Casta Define A Vida Da População, Dividindo.

Postar um comentário

Comentário:Ficarei feliz se você deixar um comentário!