O sistema de castas sociais

Clique na imgem e assista a um video sobre as castas na Índia

 O sistema de castas mais conhecido é o da Índia. Este existe há cerca de 1500 anos e, apesar de algumas mudanças ocorridas nas últimas décadas, continua implantado na sociedade indiana.
Uma casta é um agrupamento social hereditário, em que o status do indivíduo passa de pai para filho. As castas caracterizam-se pela endogamia, ou seja, as pessoas só podem casar-se com pessoas da mesma casta. As várias castas dispõem-se na sociedade de forma hierárquica. (Em cada uma das castas existem muitas subcastas - no total, são mais de três  mil. Comparativamente com outros sistemas de estratificação, como as classes sociais, o sistema de castas apresenta divisões muito nítidas e rígidas. A mobilidade social vertical é inexistente.
 As castas indianas estão intimamente relacionadas com o hinduísmo, a principal religião do país. Segundo uma lenda hindu, no princípio dos tempos as pessoas nasceram a partir do corpo de um deus e a zona do corpo de onde emergiram determinou que tivessem níveis de pureza e valor muito distintos. As diferentes castas exprimem esses diferentes níveis de pureza e valor e é por isso que algumas são superiores a outras.
A casta superior é a dos brâmanes, pois estes nasceram da cabeça do deus. A segunda casta mais importante é a dos xátrias, que nasceu dos braços do deus. Em terceiro lugar vem a casta dos vaisias, que nasceu das pernas do deus. Em quarto lugar encontra-se a casta dos sudras, que nasceu dos pés do deus. Por último, temos um agrupamento de pessoas chamadas intocáveis ou dalit, que não nasceram do próprio deus mas da poeira por ele pisada e que, por isso, são consideradas os seres mais inferiores da sociedade. Os intocáveis são tão desprezados que não constituem uma casta propriamente dita - são párias, excluídos.
A cada casta encontram-se associada certa profissão,  cuja hierarquia de pureza e valor acompanha a hierarquia das castas. Os brâmanes são sacerdotes, professores, etc. Os xátrias são guerreiros, políticos, etc. Os vaisias são comerciantes. Os sudras são artesãos e camponeses. Aos intocáveis cabem as profissões e actividades mais desvalorizadas, nomeadamente as que implicam contacto físico com sangue, cadáveres e excrementos: coveiros e cremadores de corpos, curtidores de couro, varredores, etc.
A hierarquização religiosa das castas em termos de pureza e impureza reflete-se, portanto, numa hierarquização econômica e política.
Como foi dito, os intocáveis são os membros da sociedade indiana mais desfavorecidos. Antes da constituição democrática de 1950, estavam proibidos de entrar nos templos e de frequentar as escolas.  Num jardim ou  em outro local público não  podiam sentar perto das pessoas de outras castas. Muitos intocáveis eram insultados, espancados ou até mortos por motivos triviais: como dirigir a palavra a pessoas de castas superiores ou deixar a sua sombra tocar a sombra de uma pessoa de casta superior.

Reações: 

16 Response to "O sistema de castas sociais"

  1. Anônimo Says:
    15 de novembro de 2010 04:36

    Gostei do coonteúdo, deu para clariar um pouco minha visão para com esse assunto, brigad@o aê vc´s que fazem parte do site e postem mais alguma coisa se possivél for,valew...

  2. Rosanna says:
    15 de novembro de 2010 04:48

    Obrigada por visitar o nosso blog. Esse espaço é uma construção coletiva dos alunos da Escolas Polivalente de Aratu e Normélio Moura da costa, coordenado pela prfª Rosanna.

    Luz e paz

  3. Anônimo Says:
    7 de agosto de 2013 11:58

    Eu entende que As castas caracterizam-se pela endogamia, ou seja, as pessoas só podem casar-se com pessoas da mesma casta. As várias castas dispõem-se na sociedade de forma hierárquica. (Em cada uma das castas existem muitas subcastas - no total, são mais de três mil.

    Alunas:Thalia Santos ,Radilma Borges E Lindinaia Britto

    Eixo:vi

  4. Anônimo Says:
    7 de agosto de 2013 12:00

    casta é um agrupamento social hereditário, em que o status do indivíduo passa de pai para filho. As castas caracterizam-se pela endogamia, ou seja, as pessoas só podem casar-se com pessoas da mesma casta. As várias castas dispõem-se na sociedade de forma hierárquica. (Em cada uma das castas existem muitas subcastas - no total, são mais de três mil. Comparativamente com outros sistemas de estratificação, como as classes sociais, o sistema de castas apresenta divisões muito nítidas e rígidas. A mobilidade social vertical é inexistente. esse sistema é imteressante mas há um precoceito entre eles porque os pobres não podem se misturar com os ricos. Mayana souza e natali dos santos

  5. Anônimo Says:
    7 de agosto de 2013 12:01

    Alguns costumes duram por séculos, outros por milênios. A população mundial vive de transformações, para melhor ou para pior.Existem registros de sistemas de castas na Índia há milênios, mas eles vivem em constante mudança, sistema de castas da Índia é uma divisão social importante na sociedade Hindu, não apenas na Índia, mas no Nepal e outros países e populações de religião Hindu. Embora geralmente identificado com o hinduísmo, o sistema de castas também foi observado entre seguidores de outras religiões no subcontinente indiano, incluindo alguns grupos de muçulmanos e cristãos. A Constituição Indiana rejeita a discriminação com base na casta, em consonância com os princípios democráticos e seculares que fundaram a nação. Barreiras de casta deixaram de existir nas grandes cidades, mas persistem principalmente na zona rural do país.



    ALUNAS- ALESSANDRA SOBRAL E ERICA SOBRAL
    EIXO- VI

  6. Anônimo Says:
    7 de agosto de 2013 12:09

    As várias castas dispõem-se na sociedade de forma hierárquica.(Em cada uma das castas existem muitas subcastas no total,são mais de três mil.Comparativamente com outros sistemas de estratificação,como as classes sociais,o sistema de castas apresenta divisões muito nítidas e rígidas.A mobilidade social vertical é inexistente.As diferentes castas exprimem esses diferentes níveis de pureza e valor e é por isso que algumas são superiores a outras.
    A casta superior é a dos brâmanes, pois estes nasceram da cabeça do deus.A segunda casta mais importante é a dos xátrias,que nasceu dos braços do deus.Em terceiro lugar vem a casta dos vaisias,que nasceu das pernas do deus. Em quarto lugar encontra-se a casta dos sudras, que nasceu dos pés do deus.Por último,temos um agrupamento de pessoas chamadas intocáveis ou dalit,que não nasceram do próprio deus mas da poeira por ele pisada e que, por isso,são consideradas os seres mais inferiores da sociedade.Eu entedi que cada casta esta associada há a uma profissão e os brâmanes eles são os sacerdotes,e os professores,os xátrias são os geurreiros de palacios e etc.e os vaisias são os comerciantes e etc.

    EDUARDO,MARCOS VITÓRIO,LUCAS LIMA,LAILTON

  7. Anônimo Says:
    7 de agosto de 2013 12:14

    Gostei de conhecer um pouco mais da cultura dos castas, é muito interessante esse assunto que os Castas só podem casar com pessoas da mesma castas e etc..
    Foi bom ficar por dentro desse assunto.

    Alunas: Emele Ribeiro & Ingrid Góes :)

  8. Anônimo Says:
    7 de agosto de 2013 12:17

    O sistema de castas consiste numa antiga e rígida hierarquização da sociedade indiana. Este sistema surgiu baseado em preceitos religiosos do vedismo.

    Neste sistema, a casta determina toda a vida de uma pessoa desde o momento do seu nascimento até a morte. O local de moradia, a profissão, o casamento entre outros aspectos da vida são determinados pela casta ao qual pertence.
    O sistema de castas foi abolido oficialmente da Índia na Constituição de 1950. Porém, por razões culturais e religiosas ela ainda faz parte da vida dos indianos.
    Jonas Santos
    Viviane Santos

  9. Anônimo Says:
    7 de agosto de 2013 12:19

    Thalia, Lindinaia e Radilma eu adorei seu comentario sobre as casta isso ae desse jeito vocês sairam otimas na prova, continuir assim estudando !

    Ass. Alessandra e Erica

  10. Anônimo Says:
    7 de agosto de 2013 12:23

    Na ìndia eu acho interesante que cada um deles tem sua religiao seus costumes.A dança è muinto intereçante.o casamento:o ruim è que o casamento è arranjado e so pode casar comforme sua releigiao se vc for casta voce tem que se casar com casta è por isso que achei interesante.A hierarquização religiosa das castas em termos de pureza e impureza reflete-se, portanto, numa hierarquização econômica e política.
    Como foi dito, os intocáveis são os membros da sociedade indiana mais desfavorecidos. Antes da constituição democrática de 1950, estavam proibidos de entrar nos templos e de frequentar as escolas. Num jardim ou em outro local público não podiam sentar perto das pessoas de outras castas. Muitos intocáveis eram insultados, espancados ou até mortos por motivos triviais: como dirigir a palavra a pessoas de castas superiores ou deixar a sua sombra tocar a sombra de uma pessoa de casta superior.
    Aluna: rafaela cruz serie:eixo;VI

  11. Anônimo Says:
    7 de agosto de 2013 12:23

    DE ACORDO COM O COMENTARIO DE: Jonas santos e viviane santos


    gostei muito do seu comentario e deu para enteder um pouco desse sistema.

  12. Anônimo Says:
    7 de agosto de 2013 12:25

    Muito Criativoo, Adoreei kk ! *----------*
    Thalia Santos ,Radilma Borges E Lindinaia Britto


    ASS: Emele Ribeiiro & Ingrid Góes :)

  13. Anônimo Says:
    7 de agosto de 2013 12:25

    DE: Thalía,Radilma E LIndinaia

    Gostei muito do comentários de vocês fala sobre a população mundial e vive de transformações Do sistema de castas e aprendemos um pouco sobre castas..

    Obrigado.....ALESSANDRA SOBRAL E ERICA SOBRAL


  14. Anônimo Says:
    7 de agosto de 2013 12:26

    eu achei muito bom o comentario de ALESSANDRA SOBRAL E ERICA SOBRAL principalmente quando fala da sociedade HINDU...

  15. Anônimo Says:
    7 de agosto de 2013 12:28

    A cultura da indía é muito bonita, mas o sistema castas foi o que não me agradou.pois uma pessoa só podem se casar-se com outra da mesma casta.uma fotografia do rio sagrado tambem foi uma das coisas que mais me assustou foi um rio sagrado da india,eles fezem como um enterro mas ao invez de levar para o cimiterio joga no rio e os urubus comem os cadaveres.

    Alunas:Natalina francisca,Denise santana
    Eixo:VI

  16. Anônimo Says:
    7 de agosto de 2013 14:50

    saber um pouco mais sobre esse sistema foi legal em saber q ate mesmo q ao casamentos ñ eram só pq hum era rico ou pobre ou então q ñ poderia se misturar mais sim q era somente aceito casar-se eles fossem do mesmo casta legal saber disso q pouquinho mais

Postar um comentário

Comentário:Ficarei feliz se você deixar um comentário!