Duelo de titãs

Vencendo o preconceito
Duelo de titãs
Muitos são aqueles que acreditam que a redenção dos homens se encontra no esporte. Estou entre eles. Quando a bola rola, no momento de um mergulho e algumas braçadas ou num arremesso, os homens se transformam. Esquecem as diferenças que alimentam absurdos como as guerras religiosas, o choque entre brancos e negros, as crises econômicas e mesmo a disputa por petróleo ou territórios. O esporte consagra o que há de melhor na humanidade. Traz para o mundo o espírito de luta, de conquista, o suor, as lágrimas, a vontade e, tão importante quanto toda a competitividade, o respeito pelo oponente, a ética esportiva.Não que tapemos os olhos e ignoremos que, em determinados momentos, há trapaças e deslizes, maldade e sujeira no esporte. Infelizmente, ainda temos que conviver com figuras infelizes como cartolas, esportistas frustrados que usam de artifícios como o doping ou jogadas desleais que ameaçam a integridade dos oponentes. Porém, no geral, o esporte nos lega grandes alegrias. Quem entre os brasileiros consegue esquecer figuras geniais como Pelé, Garrincha, Ayrton Senna, Guga, Popó ou Gustavo Borges?Nos grandes eventos ou nos pequenos, vemos exemplos de superação. Muita garra, talento e dedicação permitem grandes surpresas, vitórias imprevisíveis. Sorrimos mesmo nas derrotas que nos permitem vislumbrar a grandeza dos competidores. Cena inesquecível de uma Olimpíada foi aquela em que uma competidora de um país europeu, no limite de suas forças, cruzou a linha de chegada, extenuada. O público aplaudiu de pé!O filme "Duelo de Titãs" mostra justamente isso. Como um grupo de jovens, comandados por um técnico determinado e durão, conseguiu vencer os desafios que se colocavam entre eles e a vitória e levou um time de futebol americano a um título consagrador.O filme, porém, vai muito além disso. Nos bastidores da preparação do time há uma questão das mais espinhosas, a racial. Os acontecimentos apresentados no filme se passam no início da década de 1970. Momento em que as escolas norte-americanas tinham que integrar brancos e negros em salas de aula e nas demais atividades escolares. Inclusive no esporte. A relutância dos dois grupos era notória, tanto os estudantes brancos quanto os negros não queriam aceitar essa integração de forma alguma.

Uma viagem ao continente africano

Projeto desenvolvido na Escola Normélio Moura

O xadrez das cores


Cida, uma mulher negra de quarenta anos, vai trabalhar para Maria, uma velha de oitenta anos, viúva e sem filhos, que é extremamente racista. A relação entre as duas mulheres começa tumultuada, com Maria tripudiando em cima de Cida por ela ser negra. Cida atura a tudo em silêncio, por precisar do dinheiro, até que decide se vingar através de um jogo de xadrez. Filme dirigido por Marco Schiavan tem duração de 22 minutos , sendo um exelente suporte para discutir temas como: “Desigualdade, Criminalidade, Racismo, Pobreza e a Falta de Respeito, além da luta e da batalha do negro para poder sobreviver em uma sociedade que tem como herança de um regime escravocrata a sensação de que o branco tudo pode e ele, o negro, não pode nada.

Turista por um dia 1

Turista por um dia 2

Autores – Profª Lucineide Santos Vieira e Rosanna Pereira de Barros Santos
Público alvo - Alunos da escola Normélio Moura Costa

Justificativa:
A idéia desta oficina surgiu do desejo das professoras de desenvolverem uma atividade educacional diferenciada e inovadora para a disciplina valorizando a cultura e o patrimônio histórico da Cidade do Salvador.
Incluindo aulas no espaço escolar e nas ruas de Salvador, esta oficina dará uma excelente oportunidade aos alunos de conhecerem melhor a origem e a formação étnica da cidade através de um ensino dinâmico, criativo, interativo e extra-classe.
Extrapolando os limites do tempo/espaço da sala de aula, o projeto se valerá de alguns cenários de Salvador para trazer à cena fatos que compõem a história dessa cidade, fazendo um amplo aproveitamento dos principais pontos históricos traçando assim, novos caminhos para o ensino da História.

Intenções:
• Criar um espaço/tempo alternativo para o ensino e aprendizagem em História.
• Incentivar o estudo da história a partir de conhecimentos da História local.
• Aliar o ensino de História ao proposto na lei 10.639/03
• Valorizar o patrimônio histórico da cidade do Salvador, trazendo novos significados a cenários que muitas vezes passam despercebidos aos alunos.

7 de Setembro

Pesquisa dirigida

LIBÉRIA
“Terra de libertos”

Fundada por ex-escravos norte-americanos, a Libéria é a república mais antiga do continente africano. Convido você a fazer um passeio virtual por esse país cheio de contrastes.
Visite os sites relacionados no final da atividade seguindo atentamente o roteiro proposto.
Boa viagem!


CONHECENDO A LIBÉRIA

Roteiro de pesquisa

1. Aspectos geográficas:
Em qual região africana a Libéria está localiza?
Com quais países a Libéria faz fronteira?
Qual o clima e a vegetação predominante?
Qual o nome da capital do país?
Quais são as principais cidades?


2. Aspectos históricos:
Produza um pequeno relato sobre a história da Libéria (registre o processo de independência, bem como os motivos da guerra civil (1989-2003) e o processo de redemocratização do país).


3. Aspectos demográficos e culturais:
Qual o total de habitantes?
Qual a taxa de crescimento vegetativo?
Qual a taxa de analfabetismo?
Qual a língua oficial?
Quais são as religiões predominantes?
Quais etnias formam o país?
Quais são as comidas típicas?


4. Aspectos econômicos:
Qual o nome da moeda?
Quais são as principais atividades econômicas do país?
Qual o valor do IDH (índice de desenvolvimento humano) ?
Qual o valor do PIB (produto interno bruto)?
Qual o valor da renda per capita ?
Quais são os principais parceiros comercias da Libéria?


5. Curiosidades:
(Nesse item você pode registrar algumas curiosidades sobre a Libéria , do tipo Você sabia que...)
Nome do atual presidente do país?
Quem é George Weah?
Por que a Libéria possui a maior marinha mercante do mundo?
Ou qualquer outra questão que você achar interessante.

Referências para a pesquisa

www.girafamania.com.br/africano/liberia.html
www.wikipedia.org/wiki/liberia
www.portalbrasil.net/africa_liberia.htm
http://www.maps.google.com/
http://www.besega.blogspot.com/
www.plusnews.org/pt/report.aspx?reportid=70428
www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/liberia/liberia.php
www.jogodearea.com/2008/03/15/memoria-george-weah-%E2%80%93-made-in-liberia
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Indivíduo e cidadão

Quem de nós ainda não sentiu na carne a separação que existe entre o interesse particular e o interesse comum, o bem da sociedade? São interesses difíceis de conciliar, embora sejam interdependentes.O homem moderno encontra-se no cruzamento de duas vias: a vida privada e a vida pública. Nessa esquina, ele vive a duplicidade de sua natureza social: a de ser indivíduo e cidadão. Os sinais desse trânsito são simultâneos: compõem-se de direitos e deveres sociais. Como indivíduo e cidadão são realmente inseparáveis, os indivíduos como membros de uma nação, tornam-se cidadãos, isto é, são capazes de participar e de opinar sobre a vida política.Ao compartilhar um mesmo território sob o domínio político de um Estado, os indivíduos-cidadaõs exercitam reivindicações por melhores condições de vida. É o aprendizado da cidadania e também, a sua conquista. Desenvolvem uma consciência social e, dependendo do grau de participação política, expressam-se como consciência comunitária.A formação de uma consciência social é um lento processo de elaboração cultural, que depende do desenvolvimento da capacidade critica ao se partilharem condições de vida semelhantes. É um fenômeno de classe social em luta pela sobrevivência material e pelas idéias que defendem.À medida que tomem consciência de si, de seus iguais e de todo social, os indivíduos sentem-se herdeiros de um patrimônio físico e cultural comum a todos: as ruas, os parques, a língua. Formam um povo. Para que esse povo apresente maturidade política, é preciso um esforço conjunto de preservação de valores importantes para a convivência dos indivíduos. O respeito a coisa pública e aos costumes. O sentimento de fazer parte desse todo nem sempre se traduz em consciência comum, em respeito ao que é de todos, em senso comunitário. Embora sejamos animais sociais, ainda valorizamos pouco o que é de uso coletivo.Em inúmeras ocasiões, pó exemplo, nós, brasileiros damos demonstrações de que nos falta senso comunitário (sentimento de um mundo partilhado com responsabilidade). Não nos sentimos co-responsáveis pela conservação da escola onde estudamos, do bairro onde moramos ou da praia que é pública, e lá jogamos papeis, plásticos e latas.O QUE É DE TODOS PARECE NÃO SER DE NINGUÉMNos grandes centros urbanos do país são freqüentes os problemas de vandalismo em telefones público, escolas, veículos de transporte coletivo, praças. Contraditoriamente, isso acontece com a coisa pública, da qual os usuários são considerados os donos. O que é de todos parece não ser de ninguém. Aquele que picha, quebra, rouba, destrói acaba desfalcando os demais cidadãos de algo em comum: os telefones não funcionam, as ruas ficam às escuras com tantas lâmpadas quebradas. O próprio indivíduo acaba sendo o maior prejudicado. Esse descaso com o que é público revela a falta de amadurecimento do senso comunitário.DA INCONSCIÊNCIA A DESPROTEÇÃOEm busca da cidadania, como indivíduos , sentimo-nos muitas vezes, excluídos das coisas que deveriam ser compartilhadas. Onde se acentuam as desigualdades sociais, multiplica-se a violência, os crimes de colarinho branco e a corrupção impera, afirma-se um estado de desinteresse dos indivíduos pelo coletivo. Manifesta-se o que podemos chamar de inconsciência social.A inconsciência social é um fenômeno de reciprocidade: os indivíduos valorizam pouco a sociedade e desta descuida do cidadão. Nem sempre os indivíduos têm reconhecida, pela sociedade constituída, a plenitude dos seus direitos, sua condição de cidadão.Da fraqueza da lei social – falência no atendimento medico, abandono das escolas, desfalque na previdência, saturamento do sistema penitenciário – resulta a insegurança generalizada. Os cidadãos sentem-se desprotegidos com a violência . Do mesmo modo, a dignidade perdida de não ter um emprego gera o sentimento de desproteção.A insatisfação dos indivíduos e o crescimento da pobreza e da miséria vem preocupando os pensadores sociais. Eles desejam uma sociedade cujo pensamento, praticas e valores estejam baseados em objetivos positivos; uma sociedade onde cada cidadão exerça sua capacidade de decisão e conquiste sua liberdade com os outros

Sociedade: sua organização e dinâmica


SOCIEDADE

Quando os indivíduos se articulam de modo a formarem uma unidade conjugada, participando de um consenso, de uma teia de interações, expectativas, atitudes, sentimentos, compreensões, dizemos que se formou uma sociedade.

SISTEMA SOCIAL

Os padrões regulares de comportamento observados nos membros de uma sociedade estão mutuamente relacionados e conceitualmente agrupados no que se convencionou chamar de sistema social. Duas fontes de estabilidade ou regularidade, em tais sistemas, podem ser analiticamente distinguidas: a institucional e a subinstitucional.
Os repetidos padrões de comportamento, em qualquer grupo, podem ser atribuídos em porções variáveis, a essas duas fontes. A fonte institucional refere-se às expectativas, compartilhadas pelos participantes na interação, sobre o modo como se presume ou conjectura que cada um deva se comportar.
É bom lembrar que a verdadeira interação será sempre caracterizada por trocas mútuas e conscientes. Indivíduos que estão juntos, mas na realidade não percebem o outro, não cooperaram entre si, não se dão, não se entregam, não se enriquecem, não compartilham sentimentos e emoções, na verdade não estão interagindo. Podem até participar de um mesmo clima emocional sem , entretanto, nenhuma comunicação entre si.

PAPEL SOCIAL

As regras de conduta ou norma de uma sociedade são mantidas porque em diversos graus os membros acreditam na legitimidade das mesmas e sancionam sua observância. A unidade básica desse sistema é o papel social, que compreende um conjunto de expectativas associadas em torno de uma função. Por exemplo, o papel do pai, professor, médico etc.. Cada um desses papeis é carregado de expectativas, isto é, a pessoa desempenha uma função na sociedade e espera-se dela determinados comportamentos. Todos nos exercemos uma série de papéis: a mulher é profissional, mãe, esposa, amiga, filha etc., e em cada um desses papéis ela deverá apresentar determinado comportamento esperado pelo grupo.

STATUS SOCIAL

A função, pois, refere-se à posição que um determinada pessoa ocupa no sistema social. As expectativas estarão associadas a essa posição. O comportamento pertinente a essas expectativas tem nome de comportamento de papel. Para ficar mais claro podemos dizer que status é a posição, a colocação da pessoa dentro do sistema, ou seja o lugar que cada um ocupa na sociedade.
Assim. Podemos deduzir que quando nos referimos à sistematização da sociedade (normas, costumes, leis, instituições) , estamos falando sobre sua organização. Entretanto ao falar em papel, em processo abordamos a dinâmica da sociedade que compreende também os processos de mudança